Rua da Fé

quarta-feira, junho 14, 2006

O que arde cura


Pela terceira vez este ano, os professores saem à rua, em protesto contra as medidas anunciadas pela Ministra da Educação.

A par da saúde, é sabido que o sub-sector Educação é fundamental para o país, porque dele depende em grande medida a formação básica dos portugueses, bem como a qualidade técnica e científica que suporta todas as outras actividades. Quanto melhor for essa formação, mais bem preparados estão os portugueses para construirem as suas vidas, melhor apetrechadas ficam as empresas para enfrentarem os seus desafios e mais benefícios recebe o país.

Por ser prioritário, é também dos mais difíceis de ser gerido. O número elevado de funcionários tem permitido aos sindicatos do sector exercer pressão sobre os sucessivos governos. Isto explica em muito o estado a que se chegou. Lembram-se de alguma greve que não tenha sido feita senão a pensar nos professores?

Desde há muito que não assistíamos a uma reestruturação na educação. Ao contrário do que dizem os sindicatos, não se trata de medidas avulsas, populistas, mas da concretização de um plano bem estudado. Esta Ministra fala do que sabe.
Esta greve é um sinal. Significa mudança. E isso é bom. Lá diz o povo...