Rua da Fé

sábado, agosto 26, 2006

O mestre da aguarela

Apesar de O Sacrifício de Inverno ser considerada a sua obra prima, foram as aguarelas que tornaram Carl Olof Larson mundialmente conhecido. A sua produção artística é extensa, abarcando temas como o quotidiano social, o convívio em família, os ofícios, o trabalho no campo, o cómico, o retrato.

Pescando lagostas
.
Em Pescando lagostas, podemos ver como o branco do papel é o único branco usado na aguarela, produzindo uma transparência que confere às cores o brilho, a frescura e claridade.
.

Cacto

A aguarela é muito exigente do ponto de vista técnico. Reproduzir as propriedades das cores sem que estas percam a sua diferença e qualidade é o mais difícil de conseguir e manter. E Larson fá-lo na perfeição, como se pode constatar em Cacto.

O pequeno almoço debaixo da bétula

No seu livro "Uma casa", Carl Larsson escreve: "Nos dias ensolarados, comemos nas traseiras da casa, debaixo da grande bétula, que as cobre completamente! Se não fosse por causa da bétula, aquele lugar não teria qualquer valor para mim. Dá uma sombra tão magnífica e é suficientemente ventoso para afastar os mosquitos. O pequeno almoço debaixo da bétula reproduz esses momentos passados na casa de família em Sundborn, pequena aldeia sueca.