Rua da Fé

quarta-feira, março 15, 2006

Uma interessante pastoral vocacional

A proví­ncia espanhola de uma congregação religiosa de origem francesa - Irmãs da Caridade Dominicanas da Apresentação da Santí­ssima Virgem- resolveram fazer pastoral vocacional pela net. E criaram um sitio interessante: www.mivocacion.es. Fantástico o modo como provocam a reflexão das jovens que, eventualmente, queiram fazer um discernimento vocacional. "És fogosa? Apaixonada? Vistosa? Animada? Conheces bem o mundo e a vida? Talvez sejas a freira perfeita", lê-se na página da congregação criada em França em 1696.
"Se assim és" - diz-se a seguir - "podes ajudar os homens e as mulheres deste mundo. E não serás a primeira: Santa Maria Madalena, sem ir mais longe, também foi uma fogosa como tu".
Ao som de uma música misteriosa e austera, e decorada com quadros "exclusivos" da irmã Marie Sâraphie, a página tenta em francês, italiano, inglês e espanhol aliciar jovens devotas, perguntando-lhes se "gostam de sonhar", se são "lutadoras" ou se gostam de rezar. Falamos com a gestora do sitio, a irmâ Gemma. Disse-nos a religiosa que o sitio, aberto há um ano e meio, já recebeu 30 mil visitas, e que já respondeu a mais de dois mil e-mails de potenciais vocacionandas. Estas freiras sabem navegar na rede. S. Pedro também.... Era um grande pescador... Mudam-se os tempos .