Rua da Fé

domingo, julho 30, 2006

Lendo os outros

Para meditar, a opinião de Fernando Marques no JN:
.
Quando chegar a "rentrée", e Sócrates com ela, serei outro. Ele dirá "O défice não sei quê, não sei quê", e eu ouvirei um silêncio. Ele dirá: "A educação não sei quê, não sei quê", e eu ouvirei um silêncio. Ele dirá: "A internet não sei quê, não sei quê", e eu ouvirei um silêncio. Saberei então que saiu da minha vida. Que não mais darei ouvidos ao seu verbo. Que, afinal, como eu suspeitava, só há um Sócrates, antigo como o tempo, sábio como a Natureza, humilde como as pedras. Há dois mil e quinhentos anos, então como hoje nem sempre bem entendido, ensinava a mais "simplex" das ideias: sê juiz dos teus próprios pensamentos.
.
A SICNotícias transmitiu ontem um documentário sobre a Coreia do Norte. Kim Jong-Il, o líder que zela pelo povo e a quem este tudo deve é ominipresente nos edíficios públicos, nas carruagens do metro, em cada depoimento. Entra pelas casas adentro, invade as almas. É caricatural, mas não será que Portugal experimenta isto sem se dar conta?