Rua da Fé

terça-feira, julho 11, 2006

The Queen


A vivacidade das interpretações e o temperamento fogoso valeram a Dinah Washington o apelido bem merecido de A Rainha, pois foi a mais original e influente de todas as grandes cantoras surgidas depois da 2ª Grande Guerra.
------
Dinah possuia uma voz de tessitura ampla, um vibrato controlado e um registo alto e flexível, com uma gama de matizes que alternava ressonâncias penetrantes com complexas inflexões opacas. Além disso, a sua dicção era perfeita, não deformava as palavras, pronunciava-as com uma clareza quase alarmante.
------
As qualidades vocais e a admirável entoação, aliados ao extremo cuidado com as palavras e ao excepcional tratamento que dava aos textos fundiam-se num estilo único, um canto vibrante e intensamente emotivo, dotado de um swing genuíno e palpitante, de um fraseado surpreendente e de grande mobilidade. capaz de obter o equilíbrio ideal entre os elementos essenciais e o adorno imaginativo.
----- -------
Para ouvir Mad about the boy, uma impressionante balada interpretada com o coração nas mãos e com a voz desgarrada e sincera, atormentando sem piedade notas e sílabas com um tratamento gospel.
-------
Para terminar All of me, actuação no Festival de Newport em 1958, imortalizada no documentário Jazz On A Summers Day, acompanhada por Terry Gibbs (vibrafonista), Urbie Greene (Trombone), Wynton Kelly (piano), Paul West (contrabaixo) e Max Roach (bateria).