Rua da Fé

domingo, julho 09, 2006

Duc in Altum - Família, faz-te ao largo


A família é o núcleo fundamental da sociedade. É nela que o homem recebe as primeiras e determinantes noções acerca da verdade e do bem, aprende o que significa amar e ser amado. Através do matrimônio, da doação recíproca de si mesmo por parte do homem e da mulher, ela cria um ambiente vital onde a criança pode nascer e desenvolver as suas potencialidades, tornar-se consciente da sua dignidade e preparar-se para enfrentar o seu único e irrepetível destino. Aprende o que é ser pessoa em concreto.

Foi esta a mensagem que Bento XVI veio reafirmar em Valência, cidade que recebe o V Encontro Mundial das Famílias e que a Agência Ecclesia tem acompanhado a par e passo:

Queremos que as pessoas percebam que, de acordo com a natureza humana, o homem e a mulher foram feitos um para o outro e a sua união existe para dar futuro à humanidade.

Em 2002, para comemorar os 20 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo II, a Conferência Episcopal Portuguesa promoveu um Congresso Nacional, encerrada por D. José Policarpo com esta reflexão sobre O papel da família no Mundo.