Rua da Fé

quinta-feira, novembro 09, 2006

Mártires do séc. XXI

Existem e não desistem de oferecer sabedoria e esforços para que a dignidade da vida humana conquiste cada vez mais territórios no planeta. Os mártires do séc. XXI são os que, por diferenciadas razões, entregam a vida pelo bem do outro.


A morte de dois missionários, em Moçambique, não nos pode deixar indiferentes. Não pode permitir que a vida tenha as fronteiras que o anoitecer parece transmitir, que os horizontes pessoais ultrapassem a rotina de todos os dias, que classes se enganem reciprocamente envolvidos em milhões do orçamento público.
Muito para além da nossa sombra, há vida feita de entrega, sem procurar dividendos, sem cobrar nada... Apenas vivida na mais genuína marca da pessoa humana: criar fraternidade.
Merece uma grande homenagem a Idalina, a leiga missionária que entregou dias da sua vida - afinal, toda a sua vida - ao serviço do outro. Merece que seja recordada como exemplo do que significa construir o mundo melhor.
O que este dia significa não pode deixar de servir para dar os Parabéns à coragem de muitos leigos que não têm medo de colocar à frente de um percurso profissional a entrega por causas humanistas, que a fé cristã confere sentido. Entre nós ou num canto qualquer do mundo