Rua da Fé

sexta-feira, abril 21, 2006

A triste figura de Berlusconi e a lição de Churchill.

Em Itália, os resultados eleitorais deixaram o país numa situação de governação muito difícil. Não porque tenha sido Prodi a ganhar, mas por a margem de vitória ser tão infíma. Sabendo como o espectro partidário italiano é uma autêntica manta de retalhos, não se adivinha nada fácil o concerto de vontades para acertar um programa de governo coerente e estável, o qual vai exigir muita negociação e cedência.

Apesar de tudo, pior ainda é a triste figura que Il Cavaliere anda a fazer. É nestas alturas que nos lembramos de gestos exemplares. Mesmo antes do final da II Grande Guerra, Sir Winston Churchill sofreu uma pesada e surpeendente derrota para os trabalhistas de Clement Atlee. Conta-se que o grande estadista recebeu esta notícia na hora do banho, num ambiente pesadissimo. Largando uma baforada do seu inseparável charuto, as suas primeiras palavras foram estas: É para isto que estamos a fazer a guerra.

A Democracia é, como diz Karl Popper, o regime que permite que os governos mudem sem violência, através de eleições em que os cidadãos elegem os novos governantes. São estes exemplos de saber ganhar e saber perder como o de Churchill que nos educam para a Democracia.