Rua da Fé

quarta-feira, junho 21, 2006

Para onde caminha a Europa

Duas notícias no Destak de hoje são sintomáticas do estado em que se encontra a Europa.

Se por um lado, um estudo realizado pelo Financial Times no Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha revela que os cidadãos da UE consideram os EUA (36 %) uma ameaça maior do que o Irão (30 %) e a China (18 %), por outro lado, as políticas de encerramento das fronteiras na UE tornaram o continente uma autêntica fortaleza para os refugiados. Mais de 7 000 pessoas perderam a vida a tentar cruzar as fronteiras da Europa.

Se a primeira notícia nem merece comentários, a segunda suscita indignação. Já escrevi aqui sobre a Europa. Está mais que provado que os povos e as sociedades quando se fecham estagnam, empobrecem. O que é a Europa senão a história de fluxos, de cruzamentos, de inter-relações? Esta é a história da civilização humana, que evoluiu de uma forma complexa, ao longo do qual se intercruzaram formas culturais e comportamentais distintas.

A minha Europa é uma experiência bem sucedida de multiplas pertenças. Saber que nos estamos a blindar contra a entrada de terceiros faz-me sentir cada vez menos europeu.