Rua da Fé

domingo, setembro 24, 2006

Em defesa do interesse público

Agora que está de saída, todo o mundo aproveita para bater forte e feio em Souto de Moura. E à primeira vista com toda a razão, como Procurador-Geral da República foi um autêntico desatre. A Casa Pia, o Apito Dourado, o Envelope 9, o processo aos dois jornalistas do 24 Horas, muitos foram os casos.
.
Mas, bem vistas as coisas, o que se fez antes dele? Não havia casos? Não havia Casa Pia? Portugal era um mar de rosa? Não é estranho que a justiça em Portugal tenha passado da ordem ao caos, assim, num ápice? Tudo por culpa de Souto de Moura?
.
Ou não será que foi o facto de ter despoletado pela 1ª vez algumas das investigações mais importantes que se fizeram em Portugal no pós 25 de Abril, o ex-Procurador-Geral da República pôs a descoberto a porcaria de leis que temos, as fragilidades do segredo de justiça, os abusos das prisões preventivas, a falta de meios para investigar, a forma como se investiga e a impreparação de quem investiga, a ausência de mecanismos de controle e fiscalização, a morosidade, as decisões contraditórias, enfim, a total caducidade do sistema de justiça português? Não estará Souto de Moura a pagar por isso?
.
Há dias, os 2 maiores partidos celebraram um pacto para a justiça. Pela 1ª vez, Portugal vai ter um plano para a justiça, a aplicar independentemente do partido que o governe. Talvez um dia o tenhamos de agradecer por isso.