Rua da Fé

quinta-feira, outubro 12, 2006

A bem da verdade

José Sócrates veio a público dizer que o ímpeto reformista vai ser prosseguido. É um bom sinal. Esperemos que sim. Apesar de persistirem aqui e ali uns quantos tiques esquerdistas, é verdade que este é o Governo mais liberal que alguma vez existiu em 32 anos de democracia. A 3ª via entrou em força em Portugal, com 10-12 anos de atraso em relação à Inglaterra e aos EUA. Guterres nada tem a ver com isto.
.
A 3ª via resultou do longo período em que, estando no poder Ronald Reagan e Margaret Thatcher, os partidos trabalhista e democrata tiveram então tempo de pensar, estudar, absorvendo algumas das ideias que nunca fizeram parte do seu vocabulário, como sejam capitalismo, mercado, livre iniciativa, atitude reformista, menos Estado e sociedade civil.
.
Para perceber este movimento, leia-se O projecto político-pedagógico da terceira via de Marcos Marques de Oliveira, sobre o pensamento de Anthony Giddens, um dos seus mentores, uma leitura de esquerda que permite acentuar a grande mudança que a 3ª via então preconizava.
.
Compreende-se assim porque razão esta social-democracia instalada no PS secou por completo a direita em Portugal, que vai ter agora também de fazer o seu deserto, para se reinventar, se quiser surgir de novo como alternativa de Governo.