Rua da Fé

sábado, julho 01, 2006

Não há seres humanos ilegais

Um estudo revelava há dias que a Europa está a tornar-se uma fortaleza contra a entrada de novos imigrantes. O fluxo migratório das zonas mais pobres para as que oferecem melhores condições de vida é um movimento que acompanhou a humanidade ao longo da sua história.
---------
O que é novo é a figura do clandestino, do ilegal. E são relatos dramáticos. Todos os anos milhares de pessoas morrem tentando entrar na Europa. Portugal, porque se tornou também um país de destino para muitos estrangeiros, acompanhou a tendência europeia. Nos últimos anos, os sucessivos governos foram adoptando medidas cada vez mais restritivas para conter o fluxo migratório.
-----------
Por constatar que tais medidas não melhoram as condições de vida dos imigrantes nem beneficiam o país, o actual Governo português apresentou um anteprojecto para uma nova Lei da Imigração. Porque conhecem de perto a realidade da imigração em Portugal, as Organizações Católicas para a Imigração são uma voz activa nesta questão, pelo que texto final terá muito a ganhar se as suas sugestões forem tidas em consideração. (Agência Ecclesia).
----------
A Europa não se pode fechar na defesa do seu próprio bem-estar.
---------
Como nos ensinou João Paulo II, mesmo a condição de irregularidade legal não autoriza a menosprezar a dignidade do migrante, o qual é dotado de direitos inalienáveis que não podem ser violados nem ignorados.